quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

OBSERVAÇÃO É TUDO NA PESCA DAS HOPLIAS!


Olá povo bão do meu Brasil brasilero sô!
Hoje to postando um assunto que deve ser estudado e PRINCIPALMENTE praticado, que é a lei da observação na pescaria da traíra.

Por quê observar o peixe? 
Na verdade na verdade eu vos digo porque a traíra é um peixe extremamente esportivo e EXPLOSIVO, pelo qual muda seu temperamento de uma hora pra outra, e naquele momento que a mesma nem deu bola pra tua isca... 5 minutos depois ela EXPLODE com tamanha voracidade que, se for uma frog, ela voa longe com a rabada ou a bocada da ditacuja!!!

Mas oque diabos deve ser observado?

  • AÇÃO: observar se a traíra está pulando nas beiradas ou entre os capins e aguapés por está indo atrás de presas como: Pererecas e Lambaris.
  • TEMPERATURA: Tanto ambiente como o da água pois, como todos nós sabemos, traíra gosta mesmo é de dia quente e água quente e fim de papo!
  • TEMPO: Observar se com a chuva que acabara de cair, não sujou a água ou se deixou turva por demais que a coitada malemá enxerga a isca a um palmo diante dela.
  • LUA: No caso da pescaria semi-noturnas ou noturnas, pois com a lua cheia dá pra se enxergar a isca sendo trabalhadas por nós e evitar lançar em enrosco ou não conseguir visualizar um bote rápido.

LOCAL DA PESCARIA: Esse é um dos principais itens, pois conhecendo o lugar, você tem mais chance de pinxar traíras grandes pelo fato de não ficar perdendo tempo com lugares poucos promissores e que aquela isca sua não estará fazendo efeito algum... tipo uma perereca artificial em um local limpo e sem estruturas por exemplo.

Observar também o horário no relógio pois, isso também influencia e bastante. Aqui no sítio é bem isso que acontece na pescaria das hoplias aqui no sertão do mato:

  • De 02:00 a 04:00 hs: Parece que todos estão dormindo, sendo esta hora marcada por nevoeiro e frio (nevoeiro sempre prenuncia má pescaria, pois o local estará iluminado difusamente se houver qualquer cidade próxima). Além disso, mesma situação que ocorre entre 20 e 22h se repete, quando estarão novamente de barriga cheia, ou estão enfiadas na vegetação e fora de alcance; mas..., se as condições forem boas (especialmente, falta de nebulosidade e escuridão) pode tentar que pode dar boa! Convém salientar que o nevoeiro é que marca o início deste momento! De forma que o horário indicado é apenas uma forma didática de explicar como os momentos se sucedem.
  • Entre 04:00 e 07:00 hs: (ou melhor, entre uma hora do nascer do sol e uma hora após), aos primeiros raios de sol, novamente os mosquitos, os lambaris (e as traíras) se agitam, embora menos, caso esteja frio. Ao fim da noite e amanhecer, o mesmo que ocorre ao entardecer se repete. Basicamente, este horário só não é produtivo se estiver muito frio, mas como o frio é regra neste horário (dependendo da época do ano)... Quem pesca no anzol pode ter bom proveito neste horário, pois uma traíra que iria “dormir” de barriga vazia poderá entrar. Novamente, a traíra não quer estragar seu “pesqueiro”; de forma que este momento pode ser mais produtivo com anzol que com artificiais.
  • Entre 07:00 e 10:00 hs: Um dos melhores momentos pra se pescar a ditacuja, pois elas estão começando de aquecer e a correr atrás de presas forrajeiras. 
Sabendo estes itens, você vai se dar bem na pinxada das Hoplias com toda certeza.

  • Entre 11:00 e 15:00 hs: Qualquer peixe não gosta de muita luz, mas isso não impede ações das traíras neste horário. Talvez, o pior deste horário seja a falta de expectativa de conseguir alimento por parte da traíra, que permanece na toca, a não ser que esteja protegendo o ninho. Nascentes d’água (água limpa e fresca), e locais sombreados não muito rasos (mesmo sem vegetação) ou rasos com vegetação, com a água limpa e parada são seus locais de descanso nestas horas. Locais de águas rasantes sem vegetação podem dar bons “ frutinhos" (geralmente “peixinho de aquário”, embora possa entrar uma grande também) se a água estiver limpa e parada. Como a traíra é “territorialista”, existe uma “pressão populacional” fazendo as menores traíras buscarem locais alternativos de descanso. Durante as horas de luz, as traíras menores e que tenham sido mal sucedidas em se alimentar durante a noite (geralmente as menores) podem atacar iscas, as artificiais em especial; mas os “refugos” são mais frequentes, devido à visibilidade do pescador e do “encastoamento” . Nestas horas de luz , a traíra não sairá de onde está, e por isso, quem tem de andar é você. Assim um barco não será tão interessante, por espantá-las. Se for possível remar sem fazer muito barulho, use o barco para pescar em locais inacessíveis da margem. Pode ser usado um motor elétrico, próprio para pesca, mas o resultado não será superior ao do remo, se bem usado.
Em suma rapaziada: Estes dados eu obtive durante meus 15 anos de pesca aqui no sítio pescando na mesma lagoa. MAS OBSERVAÇÃO É TUDO!

Texto: Manual das Grandes Traíras
Autor: Moacir Sacramento

5 comentários:

  1. Taí, meu amigo.
    Gostei do blog, dos causos, da tua forma de escrever. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Gostei de + desse blog, e quer saber nunca tinha pensado em pesca de traíra, por causa do blog fui experimentar essa modalidade e gostei di mais sô.
    Elas dão uns trancos de tremer a mão.
    Parabéns pelo blog, estarei sempre por aqui procurando novidades.
    Valeu Thiago !

    ResponderExcluir
  3. Legal... mas você poderia ter dito sem nenhum problema que "copiou" muita coisa do trabalho do Moacyr Sacramento (meu conterrâneo)em seu livro sobre as dentuças.
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Maicon
      Realmente este texto é sim do "Manual das Grandes Trairas" do nosso querido "Moacir Sacramento" e peço humildes desculpas por ter esquecido da fonte.... já foi corrigido e ta ai e também em outros artigos que usei dele e não escondo pois ele foi o ÚNICO que falou da traira como ninguem e mais uma vez digo que já foi colocado a fonte. Perdão mais uma vez e tai corrigido ja com todas as nossas honras e nos outros artigos do blog que aqui postei dele.
      Flw amigo.

      Excluir
    2. Legal Thiago, como já disse em outro post, virei fã do seu blog, sem dúvida o melhor e mais completo da net sobre esse nosso tão querido peixe. Não falei por mau, me desculpa se assim pareceu, mas é que o Moacyr também é um cara muito legal e atencioso, e acho que ele merecia um crédito por ter escrito um verdadeiro tratado sobre as traíras. Me orgulho de ser seu conterrâneo e de pescar no lugar onde ele se inspirou pra escrever o manual. Na última pescaria lá obtive 10 capturas numa das pescarias mais lindas que já fiz. No mais abraço a você e continue nos brindando com seus excelentes artigos.
      PS: Pra quem quiser conhecer o Manual das Grandes Traíras aí vai:
      Recado do Moacyr
      Quem quiser o artigo original, basta mandar um email para: moacyrsacramento@hotmail.com
      citar no assunto "manual traira" e nada mais (email com muitos bloqueios contra spam)

      Excluir